Maquiagem Vegana, Orgânica, Natural e Cruelty Free – Qual a Diferença?

Oi minha lindeza !!!!

Já faz algum tempo que estamos observando que as pessoas estão procurando um estilo de vida mais natural, mais saudável, e até de certa forma mais preocupado não apenas consigo mesmo mas também com o ambiente, e por isso estamos cada vez mais ouvindo termos como ” Vegano”, ” Orgânico”, ” Natural” . Se atentando a estilo de vida cada vez mais procurado, a industria do cosmético vem investindo não apenas na alimentação, como nos cosméticos, que visam componentes mais saudáveis para sua pele. E com isso os termos, já citados, dão a entender que são a mesma coisa, para entender um pouco mais, trouxe um breve resumo sobre o assunto.

Maquiagem Vegana

Maquiagem Vegana:

Maquiagem vegana é aquela que livre de qualquer ingrediente de origem animal, porém sua fórmula pode conter compostos naturais e/ou artificiais, desde que estes não sejam testados em animais.

Maquiagem Orgânica:

Diferente da maquiagem vegana, que pode conter ingredientes artificiais, a maquiagem orgânica conta com uma fórmula rica em vitaminas, minerais, óleos naturais, que agregam propriedades nutritivas e antioxidantes.

De acordo com o site do Grupo Ecocert, para um produto ser considerado orgânico deve ter ao menos 20% dos ingredientes total precisam ser orgânicos certificados e pode conter no máximo 2% de moléculas sintéticas.

  • O que é Ecocert?

A Ecocert é um organismo de inspeção e certificação fundado na França, em 1991, sua equipe é composta por engenheiros agrônomos conscientes da necessidade de desenvolver um modelo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente e de oferecer um reconhecimento aos produtores que optam por essa alternativa.

A empresa é especialista na certificação de produtos orgânicos.

Ao longo dos anos, a Ecocert ganhou a confiança dos profissionais e consumidores e tornou-se uma referência na certificação orgânica no mundo.

Em 2001 a Ecocert se estabeleceu no Brasil, como uma Associação e, em 2005, como uma empresa ltda.

Com mais de 20 anos de história e experiência foi criado, em 2010, a Fundação Ecocert, onde apoiam o desenvolvimento sustentável, formado por profissionais graduados.

Sobre a certificação de cosméticos orgânicos, não está, no momento, regulada por leis nacionais. A mesma é feita mediante referenciais privados. O referencial Ecocert de cosméticos orgânicos e naturais, registrado no Ministério da Indústria e Comércio da França, é reconhecido e aceito pelos consumidores em mais de 80 países, em especial na Europa e Estados Unidos.

No Brasil, a situação dos cosméticos orgânicos está passando por um momento de transição.
A Lei 10.831/2003 que regula a cadeia produtiva e de comercialização de produtos orgânicos no território brasileiro entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2011. Porém, nenhuma normativa específica sobre cosméticos orgânicos foi publicada até o momento.

Informações retiradas do site da Ecocert .

Maquiagem Natural:

De acordo com a empresa Ecocert, não há uma exigência mínima de percentual orgânico na composição. Porém pode conferir a lista das empresas que possuem a certificação da Ecocert nesse link, é uma relação de todos os países e mostra qual o segmento da empresa, se ela é do setor capilar, de cuidados com a pele de maquiagem etc.

Maquiagem Cruelty Free:

A maquiagem ou cosmético intitulado “ Cruelty Free” é livre de qualquer tipo de crueldade animal, seus produtos não são testados em animais.

Para identificar os produtos que não testado em animais procure pelo selo da PETA ( People for the Ethical Treatment of Animals ), ou entre no site e veja a lista completa das marcas que não restam em animais , é uma lista longa mas muito abrangente e conta com marcas de varias nacionalidades.

12B7EBC8-9A15-4C23-9630-1B9AF7A56610
Selo aprovação PETA
  • PETA ( People for the Ethical Treatment of Animals ):

Nossa missão
PETA (Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais )  é a maior organização de direitos dos animais do mundo, concentra sua atenção nas quatro áreas em que o maior número de animais sofre mais intensamente por períodos mais longos: na indústria de alimentos, no comércio de vestuário, em laboratórios e na indústria do entretenimento. Também trabalham em outras questões, incluindo a cruel matança de roedores, pássaros e outros animais que são frequentemente considerados “pragas”, bem como a crueldade contra animais domesticados.

Os fundadores da PETA procuravam dar às pessoas responsáveis ​​formas e maneiras de mudar ativamente a sociedade, queriam promover uma dieta vegana saudável e mostrar como é fácil comprar sem crueldade. Eles queriam protestar, em voz alta e publicamente, contra a crueldade contra os animais em todas as suas formas, e queriam expor o que realmente acontecia por trás das paredes muito grossas e à prova de som dos laboratórios de animais.

Ajudada por um trabalho investigativo completo, protestos de consumidores e cobertura da mídia internacional, a PETA reúne membros das comunidades científicas, corporativas e legislativas para obter mudanças em larga escala e de longo prazo que melhorem a qualidade de vida dos animais e evitem suas mortes.

O primeiro caso da PETA – o caso precedente dos macacos Silver Spring em 1981 – resultou na primeira detenção e condenação criminal de um experimentador animal nos EUA sob a acusação de crueldade contra animais, o primeiro confisco de animais de laboratório maltratados e a primeira Suprema Corte dos EUA. vitória para animais em laboratórios.

A PETA trabalha com educação pública, investigações de crueldade, pesquisa, resgate de animais, legislação, eventos especiais.

FB0FDE71-2B81-4804-9BC9-0575E8F17D1C

 

Espero que tenha gostado do post, sei que ficou um pouco longo, mas tentei trazer o máximo de informação possível.

Beijinhos

Anúncios

3 comentários sobre “Maquiagem Vegana, Orgânica, Natural e Cruelty Free – Qual a Diferença?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s